OBJECTIVOS
O objecto principal da Organização de Produtores é a concentração da oferta e a colocação e valorização no mercado dos produtos dos seus membros. São também objectivos: assegurar a programação da produção e a adaptação desta à procura, nomeadamente em termos de qualidade e de quantidade; optimizar os custos de produção e estabilizar os preços na produção; e o recurso a práticas de cultivo, técnicas de produção e práticas de gestão de resíduos respeitadoras do ambiente, nomeadamente para proteger a qualidade das águas, do solo e da paisagem e para preservar ou fomentar a biodiversidade.
VANTAGENS DE SE TORNAR MEMBRO DO AGRUPAMENTO
– Facilitar o escoamento e valorização da produção;
– Integração da produção numa estratégia colectiva de planeamento e vendas;
– Beneficiar de infra-estruturas e equipamentos comuns a todos os produtores, beneficiando do aumento da escala;
– Usufruir de serviços de acompanhamento técnico especializados ao nível de todas as práticas culturais (controlo de pragas e doenças, gestão de solos, fertilizações, etc.).
HISTÓRIA E PRODUÇÕES
No dia 28 de Dezembro de 2007 foi reconhecido o Agrupamento de Produtores de Hortícolas da Louricoop e a 17 de Janeiro de 2013 o agrupamento passou a Organização de Produtores de Produtos Hortícolas, reunindo 29 membros. As principais culturas são as couves, abóboras, cebola e alho-francês, que no seu conjunto representam actualmente uma área superior a 300 ha, dos quais cerca de 50% são cultivados com produtos hortícolas com uma produção total superior a 4 mil toneladas.
CALENDÁRIO CULTURAL
MERCADO
A maioria da produção de produtos hortícolas é destinada a distribuidores nacionais mas a exportação tem vindo a aumentar a sua importância, França e Holanda são os principais destinos internacionais.