OBJECTIVOS
O objecto principal do agrupamento é a concentração da oferta e a colocação e valorização no mercado dos produtos dos seus membros. São também objectivos: assegurar a programação da produção e a adaptação desta à procura, nomeadamente em termos de qualidade e de quantidade; optimizar os custos de produção e estabilizar os preços na produção; e o recurso a práticas de cultivo, técnicas de produção e práticas de gestão de resíduos respeitadoras do ambiente, nomeadamente para proteger a qualidade das águas, do solo e da paisagem e para preservar ou fomentar a biodiversidade.
VANTAGENS DE SE TORNAR MEMBRO DO AGRUPAMENTO
– Facilitar o escoamento e valorização da produção;
– Integração da produção numa estratégia colectiva de planeamento e vendas;
– Beneficiar de infra-estruturas e equipamentos comuns a todos os produtores, beneficiando do aumento da escala;
– Usufruir de serviços de acompanhamento técnico especializados ao nível de todas as práticas culturais (controlo de pragas e doenças, gestão de solos, fertilizações, etc.).
HISTÓRIA
O Agrupamento de Produtores de Batata da Louricoop foi reconhecido em 21 de Dezembro de 1999 com o objectivo de responder às exigências de mercado, ao nível da qualidade e da concentração de oferta, permitindo também uma melhor planificação da produção. Actualmente o agrupamento é constituído por 40 agricultores do concelho da Lourinhã, que cultivam cerca de 350 ha de batata.
CALENDÁRIO CULTURAL
PRODUÇÕES
O agrupamento produz anualmente cerca de 7 mil toneladas de batata das quais 35% são variedades vermelhas e 65% variedades brancas. A variedade Ágria é a variedade branca mais importante, representando cerca de 30% da produção deste tipo de batata.
CENTRAL
As instalações do agrupamento onde decorrem todas as actividades relacionadas com o acondicionamento e venda da produção situa-se em S. Bartolomeu dos Galegos, concelho da Lourinhã, e possui 2.500 m2 de área coberta, uma capacidade total de armazenamento para 4 mil toneladas de batata, 50% destas em câmaras de frio. A capacidade de processamento cifra-se em 10 toneladas por hora.
MERCADO
A Louricoop, possui um sistema de rastreabilidade devidamente implantado, respondendo assim às actuais solicitações do mercado. Todo o produto entregue no agrupamento é devidamente pesado e identificado através de código de barras, com informação do produtor de origem, lote, variedade, parcela, e outras observações. Esta informação acompanha depois o produto em todo o seu percurso ao longo da cadeia de distribuição, até ao consumidor.
Em termos de embalamento há disponível um grande leque de possibilidades. A batata pode ser embalada em sacos de Rachel de 25 a 2 kg, ou em Girsac, lavada ou não.
A comercialização, é efectuada para o Mercado Nacional (90%), através da Grande Distribuição, Indústria e Retalho. cerca de 10% da produção é destinada ao mercado de exportação, tendo como principais destinos a Holanda, Espanha, Bélgica e França.